terça-feira, 1 de julho de 2008

Alguns Beneficios da corrida

CORRER

ACABOU A DESCULPA, VOU EXPLICAR O QUE O EXERCICIO FÍSICO FAZ ÓRGÃO POR ÓRGÃO ESPECÍFICAMENTE A CORRIDA.
O gordinho cultiva uns quilos a mais, gostaria de correr, mas não começa porque teme o impacto nas articulações ou um piripaque cardiorespiratório. Já que não corre, mantém os quilinhos, e o círculo vicioso permanece: não corre porque esta acima do peso ou está acima do peso porque não corre?
Para acabar com o dilema, médico e treinadores avisam: QUEM ESTÁ GORDINHO E NÃO TEM CONTRA-INDICAÇÃO MÉDICA PODE COMEÇAR JÁ, DESDE QUE O EXERCÍCIO SEJA COM REGULARIDADE E NA INTENSIDADE CORRETA.

Quase 2 milhões de pessoas morrem anualmente em todo o mundo, devido á falta de atividade física, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).
Além de afastá-lo desta triste estatísticas correr é bom para:
· Circulação: O sangue circula mais pelo corpo, aumentando a entrada de oxigênio nos tecidos e otimiza a função dos órgãos.
· Rins: O aumento da circulação melhora a função do rim, que filtra o sangue e reduz numero de substâncias tóxicas que circulam pelo corpo.
· Sono: O organismo aproveita melhor a hora de sono. É nesse momento que o corpo relaxa e absorve os ganhos fisiológicos dos exercícios.
· Cérebro: Aumentam os níveis de serotonina, neurotransmissor associado á depressão. Em baixos níveis, o hormônio é associado ás alterações do sono, vontade de comer doce e depressão.
· Peso: Uma pessoa de 70 Kg queima cerca de 450 calorias a cada hora de corrida.
· Glicemia: As taxas de glicose caem e as células se tornam mais sensíveis ã insulina, o que reduz os níveis de açúcar no sangue.
· Pressão arterial: A corrida promove maior elasticidade dos vasos sanguíneos, o que ajuda a manter a pressão baixa.
· Pulmão: Corredores têm menos risco de contrair infecção respiratória, já que, com a corrida, a função do pulmão é maximizada - principalmente na porção superior.
· Colesterol: Os níveis de LDL (colesterol “ruim”) diminuem.
· Estresse: O hormônio cortisol, liberado quando a pessoa está estressada, é queimado durante a corrida, diminuindo a carga de estresse.
· Coração: A corrida ajuda a fortalecer e melhorar a eficiência cardíaca. Gradativamente o atleta tem capacidade de bombear mais sangue com menos batimentos cardíacos.

PROCURE O SEU MÉDICO FAÇA UM CHCK-UP E COMECE JÁ A PRATICAR EXERCÍCIOS.

Nenhum comentário: