segunda-feira, 20 de outubro de 2008

DESCANSO TAMBÉM FAZ PARTE DO TREINAMENTO




Bom dia pessoal.

Este final de semana estive na cidade de Tatuí, onde fiz um treino leve, sem relógio e sem marcação de KM, ou seja praticamente descansei. Leia o texto abaixo com atenção.

Há um assunto que sempre causa controvérsias: o descanso dos corredores. Afinal, descansar é mesmo necessário? E quanto?`
É muito comum encontrar entre os corredores, ou mesmo dentro das equipes de corrida, aqueles atletas que participam de todas as provas (ou seja, todo o final de semana) e aqueles que emendam ano após ano sem tirar ferias da corrida e dos treinos. A pergunta é: Eles estão certos?

A resposta é: NÃO.

Eles estão, na verdade cavando seu próprio buraco, como a sabedoria popular, tanto no que diz respeito à performance quanto a sua vida útil como corredor
Todos os anos corredores que não querem saber de descanso e encaram tanto os treinos como as provas sempre como uma competição. É bem fácil identifica-los: são altamente competitivos, sabem todas as provas que serão realizadas durante o ano, mês a mês,e, claro participam de todas. Acreditam que as dores que sentem são normais. Alguns desses corredores somem, seja por causa de lesões, seja porque perderam o gosto pela corrida.
Na verdade, esses corredores compulsivos estão na contra mão de todos os estudos científicos relacionados a treinamentos.
Se nos anos 60 e 70 os treinadores pensavam que "quanto mais melhor", hoje, a fisiologia evoluiu e mostrou que isso não funciona para ninguém. E se não funciona nem para Wanderlei Cordeiro, nosso medalha olímpico, por que funcionaria com uma pessoa que não é profissional e que tem de lidar também com o trabalho do dia-a-dia, família, os amigos, não é verdade.
Existe uma euforia causada pela pratica da corrida. A sensação de melhora nos tempos, o emagrecimento, o aumento da auto-estima, etc. Mas não podemos esquecer que somos feitos de músculos, ossos, tecidos e articulações, e não de aço. O descanso não só é necessário como vital para qualquer atleta, seja ele olímpimco ou amador.
Períodos de parada servem para as fibras se recuperarem, a cabeça também se recuperar, ou seja, tanto o físico como a mente precisam voltar ao estado natural para que os treinos possam continuar evoluindo em quantidade e, principalmente, em qualidade.
É bom que os corredores comecem a se preocupar com isso. caso contrario, daqui a oito, dez anos, teremos milhares de ex corredores mancando por aí, e esse, de fato, não é nosso objetivo.
Da próxima vez que pensar em correr quatro provas por mês e quiser sair correndo logo no dia seguinte de cada prova, reflita bem sobre a importância do descanso.
Talves você esteja iniciando um processo de OVERTRAINNING (supertreinamento) que, depois de instalado, demorará algumas semanas para retroceder.

MUITAS VEZES, NOS TREINOS DE CORRIDA, MENOS É MAIS.

PRÓXIMO TIRO: DOMINGO DEPOIS DAS ELEIÇÕES PRETENDO IR ATÉ O PARQUE ECOLOGICO TREINAR 30KM, VOU RODAR SEM RELÓGIO.

ABRAÇÃO A TODOS.

Um comentário:

Anônimo disse...

ainda bem que nao sou so eu que pensa assim eu mesmo trenei forte do final do ano passado ate o mes de março so parei por lesoes aprenti agora levo a serio mais tambem descanso ate mais junior