segunda-feira, 19 de abril de 2010

CUBATÃO COMPLETEI 80%, FOI MUITO DESGASTANTE.




Bom dia a todos.

Este final de semana fui para um grande desafio, corrida de 100 Km de Cubatão.
Este ano o meu grande objetivo era terminar A PROVA DE 100KM, mas logo no começo mais especificamente no mês de janeiro sofri uma torção com estiramento de ligamento do pé esquerdo, o que me impossibilitou de fazer uma treinamento adequado.
Consegui fazer um treino( ISSO MESMO UM LONGO),o restante foi treinamento com bike e natação, o que não produz o mesmo efeito, mas é melhor do nada.
Era uma prova que estava prometendo, diferente de Bertioga Maresia de 75km, onde o tempo nos ajudou bastante, para esta prova a temperatura não era nada animadora, pois diziam que faria no mínimo 33 ºC.
Fui dormir no sábado por volta da 1 da madruga para acordar as 03:00hs, passei uma semana só pensando na prova, praticamente não consegui dormir na véspera.
04:00hs ja estávamos no carro do Junior, ele nos daria uma carona e apoio durante a corrida, afinal depois de 100km não conseguiria dirigir um carrinho de feira. Em uma parada na Emigrantes encontramos os restantes da equipe, um café e fomos embora.
Na cidade, muita concentração e preocupação, o sol começou a brilhar muito forte, anunciando que não nos daria moleza.
Largada foi dada exatamente as 07:00hs, o combatentes seriam: Edmilson, Marcio e Chuchu, a minha tática seria sair devagar e ir rodando, passadas curtas para não haver um desgaste prematuro ver o que acontece, quanto aos meu companheiros, todos com seus planos e torcendo para que tudo desse certo.
Estávamos com familiares e amigos nos apoiando, sem os quais não teríamos a mínima chance de tentar uma prova dessas, ficaram com uma barraca perto da largada/chegada, todos prontos e também com muita expectativa para o que poderia acontecer. Não vou me estender muito no começo da prova, pois as coisas começaram a pegar fogo depois da 10ª volta, o Marcio sentiu a coxa, e o Chuchu começou uma sessão de cãibras que não o deixavam em paz, quanto a mim o meu maior problema era o sol, perco muita aguá, transpiro em excesso, não havia agua que desce conta.
Nesta hora a solidariedade dos amigos e esposas se fizeram presente, parávamos e eles logo vinham com agua, coca cola, torta, e massagens, o que nos dava um novo animo para seguir em frente.

Por volta do meio dia, parei para um pit, o sol estava acabando comigo, o percurso judiava, pois metade era de paralelepípedo e outra de asfalto, sombra não tinha, era correr ao sol. Houveram dois momentos que tomamos uma injeção de animo para continuar correndo, a 1ª foi quando a familia Raimundo chegaram para nos dar uma força, esta familia tinha feito uma corrida de 5km na região do Jaçanã e depois seguido para Cubatão só para nos apoiar, foi sensacional, o 2º momento foi que todas a vezes que sentíamos desanimados para continuar alguém logo tratava de nos acompanhar afim de levantar o moral, isso foi muito importante pois a vontade de desistir depois das 14:00hs com o sol escaldante era enorme.
As 15:30hs comecei a pedir a DEUS para que caísse uma chuva, meus companheiros estavam também em sérias dificuldades, o Márcio sentia muito a coxa e o Chuchu as cãibras haviam piorado, eu e a turma aconselhamos aos dois a que parassem, pois a situação deles preocupava a todos, fizeram um pit com direito a massagens e gelo, sofriam demasiadamente, não queriam parar. Comigo na 16 volta a dor chegou, as coxas começaram a travar, não conseguia mais dar a passada correta, começou meu sofrimento, se não bastasse o sol forte, a perna não queria mais trabalhar, se rebelaram contra o dono, procurei raciocinar, meu tempo por volta aumentou demasiadamente, pelos cálculos não completaria no tempo especificado, e cheguei a conclusão que encerraria a prova com 80km 20 voltas. Chegando na 20ª volta dei a corrida por encerrada, estava até que bem, acredito que poderia fazer mais umas duas voltas, mas preferi ficar um pouco com o pessoal do apoio e aguardar os companheiros que estavam para chegar. A prova é dura mas tenho certeza que tenho condições de completa-la, é só treinar direitinho que dá.
Os dois guerreiros continuaram em sua luta, com objetivo de completar 20 voltas, a grata surpresa é que o esforço todo valeu a pena, o Mácio dentro da sua categoria ganhou o troféu de quinto lugar, o que deixou a todos recompensados, afinal éramos todos um só. Fizemos 80km e saímos de cabeça erguida pois presenciei vários atletas CORTANDO caminho, isto mesmo, muitos corredores que chegaram na nossa frente deram o famoso GATO, por isso estou orgulhoso de mim e de meus companheiros, fizemos 80km de ponta a ponta, sem cortar caminhos.
Gostaria de deixar uma agradecimento especial a todos que estiveram conosco, não teríamos feito metade da prova se não fossem por estes companheiros que passaram um domingo embaixo do sol escaldante para nos ajudar, o troféu de participação que recebi dedico a vocês.


Agradeço também as pessoas que não estavam presente fisicamente, mas espiritualmente torciam por nós.



Gostaria de deixar aqui um grande abraço (a uma pessoa que conheci em outras corridas e que hoje posso chama-lo de amigo) que fez uma corrida impecável, e sempre que passava por mim me auxiliava com alguns macetes de corrida, o famoso BORGES, parabens pela prova.Obrigado a todos.
O ano que vem tentaremos novamente. Deixarei duas mensagens para definir como esta o meus espírito e de meus companheiros.

"Se alguma coisa não acontece do modo que você quer, você tem que seguir em frente."

"Perseguir, sem cessar, uma meta: Este é o segredo do sucesso."


abração a todos.

PRÓXIMO TIRO: MARATONA INTERNACIONAL DE SÃO PAULO - 02/05/2010, SERÁ A PRIMEIRA MARATONA DA MINHA ESPOSA CLEIDE - ATÉ LÁ.

5 comentários:

Anônimo disse...

eu que acradeço por esta nesta familia de quereiros e vencedores obrigado (junior)

WELINGTON disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
brgucrana@hotmail.com.br disse...

òla minha grande familia, é com muito prazer e com orgulho enorme, que tb me sinto membro dessa familia, aos três ULTRA-MARATONISTAS vcs são o MAXIIIIMUSSSS dos Maximos. vcs são ULTRA, meus parabéns +++++ uma vez de coração.E ano que vem estaremos lá sim. Podem contar sempre comigo.
Bjussss a todos e agradecimentos a familia do Raimundo q tb deu um super apoio, ao cunhado maravilho Wanderley, aos amigos do coração Junior, Crezildo e Glaucio, bom as meninas são as meninas... Cleide, Janete, Vivi, Rosana, e Tati MUUUIIIITO obrigado a todas e todos.

Fiquem sempre com DEUS e q ele nos abençõe.

ana paula vieira disse...

O grande prazer da vida é fazer o impossível continuação.

Ana Paula

ci_ca33 disse...

Meu irmão Edmilson, vc é realmente demais...! Adorei muito mesmo seu "convite" e sua persistência em me convidar, pois eu só tenho a agradecer, vc me mostrou como é fascinante a CORRIDA o quanto ela proporciona e ensina é realmente MARAVILHOSO,adorei!! Sabendo de outras de 5 km estou dentro!!! Vc me deu um GRANDE PRESENTE DA MINHA VIDA... E ME MOSTROU O QUANTO SOMOS CAPAZES É SÓ QUERER!! AMEI..VALEU, QUE MARAVILHOSO FOI NOSSO FINAL DE SEMANA..TE AMO!

BEIJÃO DA SUA IRMÃ CIBELE / TOM E JUJUBICA..