segunda-feira, 3 de maio de 2010

MARATONA DE SÃO PAULO, MAIS QUE UMA CORRIDA, UM DIA ESPECIAL!!!!!!!






Boa Tarde a todos.

Este final de semana participei da Maratona de São Paulo, não vou escrever sobre minha corrida, contarei a história da 1ª MARATONA DA CLEIDE, minha esposa.
Bom a semana foi de muita ansiedade, sempre perguntando dicas, o que deveria comer, beber, enfim tudo que poderia ajudá-la durante a prova, como participei de várias maratonas, ela contava com minha experiencia para concluir a prova, eu não queria decepcioná-la, por isso orientava no que estava ao meu alcance.



Dia 01/05/2010 véspera do grande dia, o almoço foi um belo nhoque tendo como sobremesa sorvete com mamão, com a alimentação super balanceada e muita hidratação tudo corria na mais perfeita ordem.
Dia D chegou, a futura maratonista não dormiu, tamanha ansiedade, fiquei preocupado. Marcamos um local de encontro com os amigos, estavam presentes pessoas que fariam os 10km, 25km, Júnior e Crezildo tentariam completar os 42km.
Este encontro serviu para descontrair, vários amigos juntos, a tensão diminuiu, eu combinei com a Cleide que faria todo o percurso ao seu lado, Crezildo e Júnior também resolveram ficar conosco.
Estava preocupado com o Crezildo, porque vinha se recuperando de uma forte gripe, conversei com ele dizendo que talvez fosse melhor abortar e deixar o desafio para outra oportunidade, conscientemente o mesmo avisou que tentaria, mas caso não desse abortaria.
Juntos com os amigos chegamos ao local da prova, todos descontraídos, meu filho Rafael nos apoiava tirando as fotos e nos auxiliando com mochilas e tudo mais.
Dada a largada, sol forte gerou uma grande fonte de preocupação, afinal eram 09:00hs, o objetivo da Cleide era chegar, portanto estávamos trabalhando com uma perspectiva de tempo para mais ou menos 6 horas, a previsão de chegada seria as 15:00hs, o calor seria enorme, mas enfim era assim e fim de papo, vamos pra luta
Começo com muita festa, alegria total, mas depois do 2km pedi a Cleide para concentrar-se, e avisei que tudo que ela pudesse economizar agora seria de fundamental importância, quando ela aceitou e respeitou a minha orientação tive a certeza que chegaria ao final da prova.
Foi uma corrida muito difícil, muito calor, as subidas dentro dos túneis desgastavam em demasia, no km 11 o pessoal do Parque Santo Dias deram a maior força aos corredores, foi uma injeção de ânimo, o Júnior e Cleide ficaram felizes por verem os amigos gritando seus nomes. Até os km 15 estávamos juntos: Crezildo, Júnior, Paulinha, Cleide e eu, depois dos km 16 começamos a nos separar o que ja era previsto, afinal alguns sentiam mais outros menos, para as pessoas que não estão acostumadas a correr esta distância, fica dificil diminuir muito a marcha ou aumetá-la, porque pode acabar quebrando.
Os corredores ficaram divididos da seguinte maneira: Eu, Cleide, Crezildo.
Paulinha ficou com o Júnior, a minha intenção era correr com a Cleide e depois voltar para apoiar o Júnior, pois a Paulinha correria até os 25km.
A Cleide e o Júnior são duas pessoas que juntos com mais alguns amigos me deram a maior força na corrida de 100km, não os deixaria na mão de maneira alguma.
No km 18 veio a primeira baixa, o Crezildo que estava debilitado em virtude da forte gripe, começou a sentir fortes dores e passou a caminhar, depois me deu um sinal que ficaria no 25km, é um momento triste, afinal gostaríamos que todos chegassem, mas essas coisas acontecem o negócio é entender, outras provas virão pela frente.
No km 23 o Damião se integrou a equipe para dar uma força, foi ótimo a presença dele, no km 27 para minha grata surpresa a Paulinha continuava na batalha, Damião ficou mais alguns kms conosco depois foi dar uma força para o Júnior e a Paulinha o que me deixou mais tranquilo para focar a chegada da Cleide, outra surpresa agradável foi que a Cleide estava muito concentrada na corrida, mantendo o ritmo, não andou em momento algum.
No km 33 para a surpresa da Cleide a Lú nos esperava para acompanhar-nos até a linha de chegada, ficamos muito felizes com a compania da Lú.
Perto da chegada estavam os amigos que haviam feito a corrida de 10km e meu filho Rafael, a prova deles terminará a muito tempo, mas mesmo assim ficaram nos esperando, depois de quase 5 horas, estavam lá, não tenho como mensurar o tamanho da alegria que nós sentimos ao vê-los, foi maravilhoso.


Tempo de nossa corrida: 5:55:05hs, foi umas das corridas mais bonita que tive oportunidade de participar.
Logo após a chegada fomos para a arquibancada esperar os amigos que estavam para chegar, chegou a Paulinha, isso mesmo, a Paulinha que iria fazer os 25km se sentiu bem e foi para os 42kms e sobrando, passou pela linha de chegada dizendo que o Custódio ja era, PAULINHA acabará de virar uma MARATONISTA
Alguns minutos depois chega o grande Júnior acompanhado do Damião, em uma felicidade contagiante, um grande lutador acabará de vencer a sua batalha, soube pouco antes da corrida que algumas pessoas não acreditavam que chegaria ao fim da prova, sem comentários!!
Uns dos momentos que me deixou indignado, foi a falta de respeito por parte dos organizadores da prova com os atletas que estavam mais atrás.
A saída é muito tarde 09:00hs, normalmente os primeiros colocados chegam com 2:10hs de prova, mas o que ficam atrás demoram até 06:00hs para poderem conclui, são pessoas humildes que muitas vezes não tem qualquer tipo de apoio, não conseguem treinar, muitas vezes não tem uma alimentação adequada, mesmo assim estão alí desafiando seus limites para conseguirem chegar ao final, e o mínimo que pedem ao organizadores é respeito, porque pagaram o valor igual aos primeiros e portanto merecem agua, gatorade, tudo que organização oferece aos outros corredores, é uma pena que quem faz a festa de verdade sejam tratados dessa maneira, quem sabe um dia mudaremos esta situação.
Chegamos com quase 06:00 horas de prova, mas falei para minha esposa que ela era uma vencedora, que presencie sua luta, sua dor, e apesar de todas as adversidades conseguiu concluir, este blog dedico a você...

A VENCEDORA
Agradeco a todos que de alguma maneira colaboraram conosco neste domingo maravilhoso, cada um desafiando seus limites, e vencendo.
Outros que não conseguiram, são grande o bastante para tentarem em uma outras oportunidades.
Gostaria de deixar os parabéns para a irmã do Custódio Cristiane que esta entrando devagarinho para o mundo das corridas e em breve passará o irmão, hehehe.


PRÓXIMO TIRO: 10KM DE SOROCABA 08/05/2010, NESTA MINHA FAMILIA(MAMAE TAMBEM ESTARÁ NESTA PROVA) E AMIGOS ESTARÃO PRESENTE. - ATÉ LÁ.

4 comentários:

CANELAFINA disse...

Todos vencedores, parabens paulistas
UM Grande abraço do sul do Brasil
eduardo

Anônimo disse...

meus amigos eu participei deste dia este domingo que foi marafilhoso que ja começara no sabado quando eu peguei meu kiti que foi uma emoçao enorme para mim no dia seguinte correr ao lado de pessoas tao maravilhosa como voceis estou falando todos os que correram 10km 25km e os 42 que eu participei chorei duas vezes ai venho a terceira todos voceis estavao me aguardando com ja 06:30 de prova soa posso diser obrigado familia e meus parabens a cleide edmilson paulinha damiao crezildo sao muito parabens a todos (junior)

Anônimo disse...

Mi, só tenho que agradecer seu apoio, pois foi ultra importante, para terminarmos nosso desafio,amei fazer essa corrida a seu lado, tenho certeza que teremos muitas corridas pela frente, obrigada pela dedicação, foi uma das corridas mais lindas de nossas vidas!!!!!
Cleidi

Anônimo disse...

Edmilson,
Obrigada por seu comentário enriquecedor!
Foi maravilhoso conhecer esta turma de vencedores, em breve estarei ao lado desta turma correndo os 10k, e por que não dizer, acompanhá-los em uma maratona.
Parabéns a todos!
Meta existe para ser alcançada e superada!
Cristiane Custódio