terça-feira, 29 de setembro de 2009

MEIA MARATONA DAS PONTES






Pessoal bom dia.
Hoje o Blog esta chegando mais tarde em virtude de muitos compromissos na segunda feira.
Este final de semana peguei pesado nos treinamentos, treinei sábado e domingo.
Sábado pela manhã fui com a Cleide e mais dois amigos Cristiano e sua esposa Paulinha até o Pico do Jaraguá com a proposta de subir e descer 3 vezes, dando um total de 28km.
Chegamos ao Pico por volta das 09:00hs estava frio, mas prometendo esquentar. Começamos na boa para não forçar, afinal seria 4,7km só de descida e depois esta mesma quantidade de subida, quem conhece o local sabe que a subida é bem forte.
Depois da primeira volta o sol saiu com tudo, foi um treino muito forte visando o grande desafio Bertioga - Maresias, estou usando os treinos para testar certo energéticos, estou testando também o tênis e vou falar está difícil achar o mais adequado, tenho um par que a drenagem é excelente, mas por ter muitos "buracos" para drenar a água entra muita areia, o outro não entra areia, mas em compensação meia hora depois de passar pelo "rio" ainda continua pesadão em função do acúmulo de água.
Concluímos os treinos com mais ou menos 28km rodados e inteiros, as meninas fizeram duas voltas, acabaram também em ótimas condições, eu e a Cleide fomos ate a feira Running Shouw no parque do Ibirapuera onde pegaríamos os kits para a Meia Maratona das Pontes que seria no domingo.
A corrida das Pontes a largada se daria as 07:00hs da manhã.
Acordamos por volta das 05:00hs, vou confessar acordei todo dolorido, as pernas travadas e o quadril suplicando para eu permanecesse deitado.
Iríamos até o local da corrida de metro por isso a coisa estava meio apressada, e por causa disso eu iria pagar caro na corrida.
Procuramos nos alimentar e se hidratar, vestimos as roupas de corrida e saímos apressados, na porta do metro encontramos a Neide indo para uma corrida no Jabaquara e nos deu uma carona até a ponte, no ônibus dentre muitos amigos de corrida se encontrava o junior que iria para correr as Pontes.
Por causa desta carona chegamos super tranqüilos no local, encontramos mais alguns amigos: Damião, Cristiano, Custódia este faria os 10km, enquanto não era dada a largada tiramos algumas fotos, inclusive o Marílson quando me viu fez questão de tirar uma foto comigo, hehehehehe.

A largada foi dada as 07:00hs o sol estava rachando, a coisa não ia ser brincadeira, comecei devagar, mesmo porque as pernas estavam travadas.
Fizemos o percurso todos juntos, Eu a Cleide, Damião, Cristiano e Junior, a proposta era correr na boa.
Mais ou menos no km 5 começaram as minhas dores de cabeça, começou a subir um cheiro de carne de segunda queimada, esqueci de passar vaselina e a coisa começou a se-complicar.
Passando nos postos de água a proporção era a seguinte: cada 1 copo de água que eu bebia jogava uns tres para dentro do calção,chegava a ouvir o barulho assim: xiiiiiiiiiiiiiiiiiii, sabe água fria quando cai na chapa quente.
No km 10 o Junior sentiu uma forte dor na nuca, orientamos a parar de correr, afinal faltavam ainda 11km para terminar, passou uma ambulância, a essa altura ele ja estava melhor e pegou uma carona, abortou a corrida, insistiram também para eu parar por alí mesmo, resolvi continuar na esperança de achar alguém que tivesse vaselina.
No km 15 eu corria como um CAUBÓI, as pernas estavam abertas porque a dor era intensa.
No km 16 veio o prêmio pela insistência, estava parada um carro de apoio da BIO RITMO, ele tinha a bendita vaselina, passei bastante e a coisa melhorou, não sabia como agradece-lo, era como achar um copo de água gelado no deserto.
Apesar de ainda sentir dor deu para continuar a prova, o importante é que a coisa não estava piorando, consegui concluir a prova.



Chegamos todos juntos, encontramos o Junior na linha de chegada, ele estava super bem, um pouco frustrado por não ter concluído, mas a decisão tomada foi a correta, outras corridas virão. Depois Eu, Junior e a Cleide fomos tomar uma cervejinha e jogar conversa fora.

Domingo dia 04/10/2009 estarei indo ao Parque Ecológico do Tietê para rodar 50km, continuando os treinamentos para o grande desafio.
Da próxima vez que eu escrever este Blog ja será sobre a corrida de 75KM Bertioga - Maresias, farei aniversário no dia 15/10 e esse será o meu presente, peço a todos que ore por nós, estaremos em uma equipe de 6 pessoas, são eles: CREZILDO, DAMIÃO, MARCIO, CHCUCHU, WANDERLEY todos com o mesmo objetivo, espero que possamos chegar todos bem, acima de tudo, todos inteiros, conto com os pensamentos positivos de todos.

abração a todos

PRÓXIMO TIRO: BERTIOGA - MARESIAS 75KM DIA 17/10/2009 - ATÉ LÁ

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

VIRADA ESPORTIVA : PARTICIPEI DE 2 GRANDES EVENTOS

Boa tarde pessoal.

Só um lembrete, hoje o blog esta grande, por isso se você não tiver tempo de ver agora, abra-o mais tarde.
No final de semana estive participando da Virada Esportiva, foram momentos que me fizeram crescer como ser humano.
Tenho uma grande amiga, a Neide, é uma mulher de fibra, guerreira que apesar muitas adversidades luta continuamente para que a vida das pessoas da comunidade do Capão tenha uma qualidade melhor.
Ela treina várias pessoas no Parque Santo Dias, pessoas que normalmente não teriam acesso a uma academia ou algo parecido, primeiro ela trouxe os pais para mostrar o quanto a atividade física é importante para a saúde e a mente. Através dos pais conseguiu trazer junto os filhos para este mundo do BEM.
Conheço bem a turma e as vezes acontece de nossos caminhos se cruzarem, conversando com vários deles, muitos deixaram de beber, fumar, e outras coisas, mulheres antes a auto-estima era baixa, depois da atividade física, só fez subir, ou seja, de bem com a vida.
A Neide através de seus esforços conseguiu uma a ajuda da NIKE, que cedeu alguns pares tênis para serem entregues aqueles menos favorecidos entre outras.
Bem estou falando dela porque este final de semana eu e meu amigo Cristiano(Chuchu) tivemos oportunidade de ajudá-la em um evento.
Aconteceu no Pacaembu, onde haveria corrida para crianças de 4 a 15 anos, organizada pela Corpore.
Nós seriamos monitores destas crianças e acompanharíamos até a pista para fazer cada um a sua corrida, cada idade teria uma metragem, por exemplo 4 anos correria 50 metros e a idade de 15 anos correria 400 metros.
Saímos com as crianças do metro Capão Redondo e fomos até o local da corrida em dois ônibus, não é fácil cuidar de crianças, mas muito prazeroso, ainda mais que estavam em uma alegria contagiante, afinal nunca tinham entrando em um estádio de futebol, e talvez muitas delas não tenham sequer saido da região, estavam aproveitando o máximo que podiam.

Eu era o TIO "MI", e o meu amigo o TIO "CHUCHU", foi maravilhoso, quando cada monitor entrava com seus "atletas" para fazer a sua bateria(corrida)e apareciam no telão do estádio os olhos das crianças brilhavam, a sensação é indescritível.
Depois da corrida eu e o Tio Chuchu fomos embora, pois tínhamos uma outra batalha pela frente, correr 24 horas no Ceret do Tatuapé, contarei a história logo abaixo.
Antes gostaria de mais uma vez dar os Parabéns a Neide por tudo que ela faz para a comunidade, comentei sobre este evento, mas a ela participa ativamente em pró da comunidade do Capão Redondo, não posso falar de todos, pois ficaria o dia inteiro escrevendo. Abração Neide, espero poder ajuda-lá em outras oportunidades e nos encontrarmos muitas vezes neste mundo maravilhoso que é o da corrida.


CORRIDA DE 24 HORAS NO CERET DO TATUAPÉ.


Esta foi um verdadeiro desafio, fazer 24 horas de corrida não é para qualquer um,
Os nomes de todos que participaram deste grande desafio.
Glaucio, Janete, Vivi, Marcio, Vagnão, Chuchu, Wanderley, Rosana, Lú Lima, Lú Mattos, Danilo, Crezildo, Fabio, Nelson, Gaby, Damião, Fátima, Junior,Danilo, Evencio, Edmilson, este é o time completo, a Neide, Cleide e a Paulinha estavam escritas mas não puderam comparecer por motivos pessoais, deixo aqui o meu abraço e sei que gostariam muito de estar lá conosco.
Vou contar uma coisa: tem que ter muita força de vontade e acima de tudo amigos para participar deste tipo de corrida, não é fácil.
A Largada foi dada as 14:30hs do dia 19/09/2009, alguns participantes do time ja estavam aposto para a largada, começou com a Fátima, deste momento em diante não deixaríamos de ter uma pessoa correndo.
A pista tem 400 metros, recebeu vários atletas de diversas equipes, e alguns correriam sozinhos, é verdade, fariam 24 horas correndo sozinho.
Eu e o Chuchu tínhamos nos comprometido a correr durante a madrugada.
Depois de sair do evento do Pacaembu, fomos rapidinhos até a minha casa para trocar de roupas e almoçarmos, ja eram 18:30hs quando chegamos.
Chegamos ao local por volta das 21:00hs, ja estavam com a tenda armada e todos dando o melhor de sí, alguns amigos tiveram que ir embora por problemas pessoais, outros ainda estavam por chegar.
Combinamos que cada um daria 13 voltas e descansaria para poder poupar forças, mesmo porque a madrugada estava chegado, junto com ela, uma chuvinha fina, frio, cansaço e o pior de todos o SONO.






Todos concentradíssimos na corrida, determinação era o que não faltava, havia muita solidariedade, todos se ajudando, não havia EU, HAVIA NÓS.


Alguns atletas que começaram a corrida foram para casa descansar e voltariam no dia seguinte para ajudar e não deixar a RODA parar.
Posso dizer com toda certeza foi uma corrida bem difícil, mas gratificante poder participar.


Uns dos amigos que foi para o sacrifício foi o Crezildo, havia trabalhado a noite e o dia anterior, iria correr a madrugada voltar ao trabalho e voltaria para fechar conosco as 24 horas e ainda por infelicidade machucou a panturrilha no final da sua bateria.
Durante a madrugada fizemos um revezamento, alguns que estavam correndo a mais tempo iriam descansar e outros menos cansado ficariam rodando.
A madrugada estava complicado porque esfriou muito, você corria esquentava, mas na hora que parava para revezar gelava tudo, tinha que arrumar um cobertor e esperar a vez de voltar as pistas.
Eu e o Chuchu optamos por correr umas 2 horas durante a madrugada para que os outros pudessem descansar um pouco mais.
Assim foi a madrugada, as 05:30hs alguns corredores saíram, pois tinham que correr o revezamento do Pão de Açúcar,,,,, isso mesmo,,, ainda foram para outra corrida.
Enquanto isso fomos nos revezando até chegar ajuda, logo cedo começaram a chegar os amigos que foram descansar o que foi um alívio para todos.
Depois das 09:00hs ficou agradável de correr pois as pessoas que fariam o revezamento ja estavam presentes, o corredores que foram para a corrida do Pão de Açúcar estavam para chegar, ou seja, tínhamos bastante atletas, ficou assim: quem quisesse fazer um treino longo podia ficar a vontade, sem compromisso.
Alguns atletas optaram por correr mais um pouco outros preferiram correr as últimas meia hora.
Optei por rodar e descansando a cada 20 voltas.
Faltando meia hora para o término da corrida fomos todos para pista, terminamos rodando, foi um momento de muita emoção, afinal era um grande desafio que havia sido vencido por uma EQUIPE: A TURMA DE AMIGOS DO SESC PINHEIROS, até os organizadores que também se sacrificaram durante a madrugada para nos dar toda a assistência necessária choraram ao término da prova.
Que a corrida só me trouxe bons momentos vocês ja estão cansados de saber, mas este final de semana foi fantástico.
Foi diferente nos seguintes aspectos: primeiro foram as crianças no Pacaembu, depois de trabalhar com elas e perceber a satisfação em que ficaram fomos para o outro evento cansados fisicamente, com uma alegria interna e uma leveza mental, passei 24 horas de muita batalha, força de vontade e solidariedade entre amigos, todos com uma só objetivo, terminar o que começamos.
Com certeza este final de semana me deixou um ser humano melhor.
Mais uma vez dar os parabéns a todos, aos atletas, aos organizadores, aos amigos que não correram mas nos deram a maior força, aos que não puderam comparecer e acima de tudo a DEUS por nos proporcionar momentos maravilhosos.

Deixarei uma frase que resume tudo.

"As pessoas estão sempre culpando suas circunstâncias pelo que
elas são. Eu não acredito em circunstâncias. As pessoas que
progridem neste mundo são as pessoas que se levantam e procuram
pelas circunstâncias que elas querem, e, se elas não conseguem
encontrá-las, elas as fazem."




Abração a todos.


PRÓXIMO TIRO: 1ª MEIA MARATONA DAS PONTES 27/09/2009. ATÉ LÁ

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

1ª MARATONA DAS PRAIAS.






Pessoal boa tarde.

Este final de semana eu a Cleide e alguns amigos estivemos em Bertioga para uma corrida de Maratona e Meia maratona
Saímos de São Paulo na sexta feira a noite, para aproveitarmos o final de semana.
Seria a primeira edição desta Maratona, detalhe toda ela na areia.
Juntos foram: Vagnão, Marcio que estariam fazendo suas primeiras Meia, e escolheram ela para sua estréia.





O Crezildo e familia, este veterano em matéria de Meia Maratona.
a Cleide que optou por fazer a meia, também veterana.
A Vivi que faria uma corrida de 10km, detalhe seria os seus primeiros 10km, a Paulinha que se prontificou a dar todo apoio.
Eu e o meu amigo Cristiano(Chuchu) faríamos a Maratona.
Na sexta fomos dormir bem tarde, pois esperamos todos chegarem de São Paulo, acordamos no sábado mais ou menos 09:00hs, o tempo frio até me passava uma sesação de tranqüilidade, como tive um estiramento na coxa direita, passei a semana sem treinar, com o tempo mais ameno a possibilidade de chegar aumentava, sim a minha intenção era chegar.
No sábado a noite fomos a um restaurante de massas (veio com o pacote da corrida), por sinal muito gostoso, procuramos comer massas pois seria super importante para a corrida.




Chegou o domingo, O GRANDE DIA, passei uma noite infernal, azia e diarréia, eram 3 horas na manhã e não conseguia dormir, não me preocupei muito,como eu disse a intenção era chegar.
Levantamos todos por volta das 05:30hs, o Crezildo tratou de acordar mais cedo e buscar pão, sentamos todos para uma café, a única coisa que consegui comer foi uma fatia de pão com um pouco de requeijão, o Cristiano também não se alimentou.
Fomos para o local da corrida, chegamos cedo para aquecimento e alongamento, todos olhando para a bola da Fogo que começava a aparecer no céu, não só eu mas todos ficaram preocupados, correr na praia com o sol na cabeça, não é mole não, a corrida estava prometendo.
A largada foi dada as 08:00hs, depois de um breve relato do narrador dos locais que nos passaríamos, rios, areia fofa, praias desertas e muito mais.
Saímos com uma temperatura de mais ou menos 26 graus, eu e o chuchu faríamos a corrida juntos, o chuchu estava bem treinando, enquanto eu, bem deixa pra lá.
Corremos bem tranqüilo, chegamos nos primeiros 5km em 30, logo conversei com o parceiro, dizendo que estávamos rápidos, fora do planejamento, resolvemos diminuir um pouco. Próximo ao km 15 me dei conta que não havia trazido nem um centavo, esqueci completamente e a essa hora ja estava com fome, outro detalhe, não consegui comprar meu famoso caldo de cana, no lugar a Cleide colocou um chá que no primeiro gole não desceu bem.
A minha sorte é que o Chuchu lembrou e trouxe um dinheiro.
O trajeto é muito duro, mas muito bonito, ele judia dos atletas, atravessamos vários pequenos rios, seus pés ficam molhados e cheios de areia, começa a incomodar bastante.
Faltando uns 3,5km para fazer a virada dos 21km, passamos por uma praia quase deserta, a areia é muito fofa, e a opção é: ou passar por dentro da água ou pela areia fofa, ou seja, fogo ou frigideira.
Na virada tive uma grande decepção, eu achava que como a corrida era muito dura, cheguei na virada dos 21km com o tempo de 2:10hs, achei que teríamos algo para comer, que nada só um copinho de água, a está altura o meu companheiro deu uma acelerada, que no km 30 vim a saber para procurar banheiro, ja que estava sendo acometido por uma forte diarréia.
Na altura do km 25 eu estava em mal lençóis, pois tinha muita fome e estava sem um tostão, a coisa começou se complicar ainda mais no 27km, começou uma sessão de cãibras que desde que comecei a correr nunca tive, acredito que a situação do meu corpo era a seguinte, não tem nada para comer, vamos comer os músculos.
Tinha uma barra de cereais e não usei porque não tinha forças para abri-las, simplesmente não consegui abrir o plástico.
No km 28 eu tinha certeza que iria desmaiar, não tinha mais forças para nada, foi quando observei um casal sentado com uma caixa de isopor, parei e perguntei se teria uma coca cola para me dar, sabia que estava tendo uma Hipoglicemia(taxa baixa de açúcar no sangue) e precisava subir logo esta taxa, do contrário a corrida terminaria, o casal muito gentilmente me entregou a coca, parecia o néctar dos Deuses, tomei e ainda acabei dividindo com um corredor que passou e quase me implorou um gole.
Depois da coca continuei a correr, ja com uma boa sensação, foi bom ter tomado o refrigerante, pois no 29km passei por local em que a maré havia subido e a agua estava batendo na cintura, com certeza não teria forças para atravessar.
No km 30 encontrei novamente o meu companheiro, paramos no bar tomamos uma cerveja e mais uma coca, ele estava bem fisicamente, o problema era a diarréia.
Seguimos adiante, consegui correr mais uns 3km, faltando uns 8 km para o final uma outra sessão de cãibras estava tomando todo o meu corpo, não tinha um local que não sentia cãibras, o meu companheiro mesmo em melhores condições não me abandonou, ficou comigo até o final.
Faltando 1km para terminar a corrida fiz uma oração a Deus agradeci por estar alí com os meus amigos e pelo excelente final de semana que ele me proporcionou e fiz um pedido, que me ajuda-se a chegar correndo, consegui, ele me atendeu, nos 200 metros finais comecei a chorar.
Uma coisa deixo claro, não quero com este blog passar uma coisa de super homem, pelo contrário, nem quero que as pessoas pensem em fazer o que fiz.
Cheguei muito mal, cometi erros, talvez o maior foi o de não ter parado, por isso estou apenas relatando o que aconteceu comigo na corrida, só isso.
Lutei contra as adversidades e venci, mas nem sempre é assim, as vezes, parar pode ser a atitude certa a tomar, afinal virão outras corridas.




Os meus amigos chegaram super bem, todos felizes e como eu agradecendo a DEUS por mais um maravilhoso final de semana.
Gostaria de agradecer a Suely e a Helena, esposa e Nora do Crezildo, quando chegamos da corrida estavam a duas nos esperando com belo almoço, muito obrigado tenho certeza em nome de todos.


Abração a todos.

PRÓXIMO TIRO: REVEZAMENTO DE 24 HORAS NO CERET DO TATUAPÉ, DAS 14:00HS DO DIA 19/09/20009 ATÉ 14:00HS DO DIA 20/09/2009 -- VIRADA ESPORTIVA

terça-feira, 8 de setembro de 2009

NO LUGAR DE CORRIDA,,,,,FUTEBOL!!!!




Bom dia a todos.

Hoje farei um relato diferente, depois de uma corrida, sempre relato que comprometeu minha performance foi o futebol do sábado, aí ouço os seguintes questionamentos: "Se o futebol esta prejudicando sua corrida, porque você não pará com o futebol?". Bom vou explicar por que.
Todos os sábados das 07:00hs até as 09:00hs profissionais de varias áreas juntam-se no KM 12 da Via Anchieta, para jogar bola, alguns que tiverem um pouquinho tempo ficam e jogam uma conversinha fora.
Esta Turma do futebol estão juntos a muito tempo, olha estou falando mais de 8 anos, durante este tempo muitos pararam de jogar por vários motivos, outros continuam desde a primeira formação.
Eu entrei depois, mas consegui conhecer algumas pessoas da primeira formação, estou no futebol uns 5 anos,também foram agregados filhos de jogadores e amigos.
Usamos este sábado pela manhã para descarregarmos o estresse da semana, saímos de casa bem cedo, no meu caso as 05:45hs, paramos em uma padaria onde o dono nos conhece de longa data e alí começamos com uma tiração de sarro e um bom café, fizemos desta padaria nosso ponto de encontro.
Este final de semana fizemos algo diferente, um futebol de campo, onde resolvemos trazer os familiares e amigos para uma confraternização, aconteceria o futebol depois um churrasco.
Chegamos na região cedo, foram três times.
Somos todos amigos, mas a hora que a bola rola o BICHO PEGA.
Estavam presentes: Pais, Tios, esposas, filhos, filhas, amigos, inclusive veio da Bahia o Araújo, este fazia parte da turma, mas foi trabalhar em Salvador, pois não é que o homem pegou um avião e veio participar conosco desta confraternização, parabéns Araújo foi muito bom vê-lo novamente, foi um sábado muito agradável.
O jogo foi duro, mas sem maldades, dentro de campo ninguém querendo perder, mas sem apelação, todos tem consciência que alí ninguém é profissional e temos que trabalhar no outro dia, por isso o jogo é duro, mas sem entrar para quebrar, só visando a bola. O único que sofreu foi quem pegava o apito para ser juiz, este pagou os pecados.






Passamos um sábado super agradável, onde todos saíram satisfeitos e as esposas compreenderam o por quê do FUTEBAS ser tão importante.


Quanto a mim, faltando 5 minutos para terminar o jogo tive um estiramento na parte posterior da coxa direita, não adianta, assim que melhorar eu volto.
Estou deixando uma fotos para vocês conhecerem a turma do FUTEBAS e tenho certeza que todos entenderão porque eu não deixo o futebol de sábado.
Para acontecer este evento vários amigos tiveram que se desdobrar, gostaria de dar os parabéns a todos que de alguma maneira fizeram deste sábado um dia agradável para muitas pessoas, não citarei nome para não cometer injustiças com ninguém.







Abração a todos.

PRÓXIMO TIRO: 1ª MARATONA DE BERTIOGA - 13/09/2009 - ATÉ LÁ