segunda-feira, 23 de março de 2009

SÓ DESCANSEI!!!!

Bom dia a todos.
Este final de semana tinha planejado fazer um longão, mas acabei desistindo e peguei o domingo para ficar na preguiça, afinal o descanso também é importante.

Estou deixando algumas dicas sobre posturas, texto da revista O2.

POSTURA DE CORREDOR.

Antes das primeiras pisadas, há uma série de exames, principalmente cardiorrespiratórios, que devem serem feitos a fim de determinar a saúde geral do futuro corredor. Porém, um teste de muita importância - e muitas vezes subestimado pelos corredores - é a avaliação postural.
Alguns não dão importância á postura por não darem da sua real importância; outros se restringem a fazer o teste de pisada, motivados pela compra de um par de tênis. Porém, da mesma forma que o pé varia de individuo para individuo, todo o corpo tem suas diferenças, tais como desvios, encurtamentos e assimetrias, ainda que quase imperceptíveis.
E a coluna não é o único alvo. Os cuidados vão desde a postura do pescoço a ombros tensos e tamanhos das passadas de acordo com a velocidade e ritmo da corrida.

POSTURA E DESEMPENHO.

Além de prevenir traumas e lesões, uma boa postura ajuda também em um melhor desempenho na corrida, pois o corpo fica mais eficiente e há um menor desgaste físico e menor perda de energia com movimentos errados.
Em termos práticos, um corredor com ombros tensos, por exemplo, gasta um X a mais de energia que o outro com a postura correta e ombros relaxados.
Para 5km, quase não é perceptível, mas em 42 km fazem a diferença.
O trabalho de braços é muito importante para a propulsão da corrida. O movimento deve ser paralelo ao corpo. No entanto, o fato de cruzar à frente pode ser falta de alongamento e não um erro de execução. Ao acertar o movimento, é importante não deixar a leveza de lado, procure fazer o movimento o mais relaxado possível.

DICA: Melhore o alongamento dos ombros em relação à posição do tronco, o deslocamento à frente é muito importante e desloca o peso das articulações, auxiliando - e muito- na propulsão do movimento. já o oposto, tronco arcado para trás pode prejudicar o movimento e frear a velocidade e a performance.

Sempre que vocês forem correr procure prestar bem atenção na postura, não corram de cabeça baixa, isto também impede um boa respiração e cansa mais rapidamente, o corredor acaba ficando pelo meio do caminho.

POSTURA, POSTURA, POSTURA, PRESTE BEM ATENÇÃO NESTE DETALHE NA PRÓXIMA CORRIDA.

ABRAÇÃO A TODOS

PRÓXIMO TIRO: TREINO NO PICO DO JARAGUÁ DIA 29/03/2009

Um comentário:

Anônimo disse...

cara nao foi so voce eu tambe estava meio cansado e tirei uns 15 dias e estou voltando fale apena descansar e obrigado por voce escrever esta materia dira um peso de nossa consiencia junior