segunda-feira, 25 de maio de 2009

Maratona de Porto Alegre: Uma Corrida simplismente Fantástica.


Bom dia pessoal.
Este final de semana eu, a Cleide e minha mãe Maria do Socorro estivemos na cidade de Porto Alegre para participar da corrida de 10km rústica e mais a maratona 42km.
Eu iria correr 42km a Cleide 10km e minha mãe fazer uma caminhada.
Nós saímos de São Paulo na sexta feira as 20:00hs, fomos para Indaiátuba na casa do Fábio e Flávia para passarmos a noite,o horário do voo estava previsto para as 06:55 do sábado.
Chegamos por volta da 22:00hs, a minha mãe já estava em Indaiá, aí foi conversar um pouco tomar umas cervejinhas e descansar.
Acordamos por volta das 05:00hs, tomamos um cafezinho (é isso mesmo, só um cafezinho). Fábio e o meu sobrinho Matheus nos levaram até o aeroporto, tudo muito tranqüilo, o vôo no saiu no horário, mais ou menos 1:30hs já estávamos na cidade de Porto Alegre.
Encontramos com a minha querida sobrinha Vanessa e o seu marido Guilherme, uma emoção muito forte. Só de estar alí com toda a galera ja valeu passeio, estava tudo maravilhoso, a Vanessa não sabia que eu estava levando a Vó, quando ela viu a minha mãe foi um chororô que não acabava mais, realmente foi muito emocionante.O dia foi destinado a pegar os Kits, passear e umas cervejinhas regadas a um bom bate papo.
Vou abrir um parenteses aqui em relação a Vanessa como menina do tempo: Na sexta ela disse assim para mim: "Tio traga cobertor, botas, roupas que esquentam bastante, pois esta um frio de rachar, a coisa tá feia de tanto frio". Pois bem, cheguei na cidade que parecia um esquimó, a temperatura estava em torno de 32ºC, um calor infernal, vocês imaginam como fiquei estranho, as pessoas pensavam que eu estava com a gripe suína.
Aí perguntei para Vanessa "a menina do tempo" como seria o domingo da corrida, ela disse: "Tio leva guarda-chuva porque vai chover feio, dei mais uma chance a ela, cheguei na corrida com guarda chuva, haaa!!!!!! vocês querem saber a temperatura: 40ºC, ainda bem que ela trabalha com RH, porque como menina do tempo......

Bem mas vamos para a corrida.
Acordamos no domingo por voltas das 05:00hs, a saída seria as 07:00 e as 7:15hs, tomamos um café muito gostoso que a Vani preparou, coloquei uma garrafa de caldo de cana com CATUABA, é isso mesmo CATUABA, orientação do meu personal trainer Guilherme.
A Cleide saiu primeiro, as 07:00hs, depois foi eu 07:15hs.
Comecei devagar, muita gente me passando e procurei me controlar e sempre trabalhando o psicológico para não acelerar no momento errado, no dia anterior estudei bem o mapa da corrida e conclui que a corrida seria mais psicológica do física, pois passaria três vezes na linha de chegada, você passa varias vezes no mesmo local, o que para corredor é bem complicado.
Ela não tem subida e nem descida, corremos sempre acelerado, chega uma hora que fica entendiante, por isso a cabeça é tudo.
Cheguei no 21km com duas horas cravados e me sentindo super bem, as pernas estava com dores, mas aquelas normais de corrida, o único problema estava sendo o sol estava muito calor.
Tinha como meta fazer a corrida em menos de 4 horas, mas na passagem dos 21 imaginei que não daria, cheguei com 2 horas, mas era difícil mantes este ritmo, estava muito calor e os outros 21 consistiam de um vai e volta, o que quebra o psicológico, vocês imaginam depois de correr 21km, seguir uma reta de 11km e sabendo que terá que voltar tudo de novo com um sol super forte batendo na sua cabeça, não é fácil.
Cheguei no km 30 com 2:50hs, haviam muitas pessoas quebrando, este foi o km onde muitas pessoas não suportaram e pararam, procurei ficar focado e seguir um conselho que o meu amigo Felix me disse: "Procure cuidar da postura e respirar profundamente e focar a corrida", seguindo estas dicas, consegui chegar até o 35km bem. Mas o sol batendo no rosto tava complicado, se bem que em matéria de hidratação, não deixaram nada a desejar, muito bem organizada, e fora isso estava com minha garrafa de Catuaba quase no fim, quase que dou uma parada no bar para enche-la, a danada tava gostosa.
A partir dos 36km a coisa ficou brava de vez, as pernas já não estavam obedecendo, afinal o desgaste era imenso, mas novamente conversei comigo, dizendo: "Vamos cara, lembrei das pessoas que me ligaram me dando a maior força, visualizei o meus amigos que tenho certeza estavam pensando em mim naquele momento e me mandando energia que tenho certeza me ajudou muito, quando eu arrumava a minha postura, levantava a cabeça e seguia em frete eram as pessoas que torcem por mim mandando energia positiva, e aproveito deixo aqui o MUITO OBRIGADO DE CORAÇÃO.
Faltando uns 500 metros para o final, ouço o grito do Guilherme me incentivando, o que foi muito legal, me deu aquela levantada, achei até que ele estava com uma garrafa de Catuaba, seu eu tomasse mais uma golada passava direto pela linha de chegada, ainda bem que não tinha exame antidoping, se não eu já era.
Um pouco antes da linha de chegada estavam a minha mãe a Cleide e a menina do tempo Vanessa, foi simplesmente LINDO. Cheguei com o tempo de 4:07hs, meu melhor tempo de Maratona.

ESTA CORRIDA EU DEDICO AO MEU QUERIDO CUNHADO DÍDIMO, ESTA EM PLENA RECUPERAÇÃO E TENHO CERTEZA QUE O ANO VEM ESTAREMOS JUNTOS.Gostaria de dar os parabéns a Cleide que fez o seu melhor 10km, 53 minutos, eu só não entendi uma coisa: As pessoas que estavam na linha de chegada disseram que quando ela passou na linha começou a gritar: "A Lú a Fátima e Edson e o Rodrigo ja eram", não sei o que ela quis dizer, deve ser algum grito de guerra, hehehehe.


Parabéns para a minha mãe Socorro que mais uma vez fez uma bela caminha e sempre numa alegria contagiante.


Gostaria de agradecer em especial a dois casais, sem os quais não seria possível fazer esta maratona e estar curtindo uns dos momentos mais felizes da minha vida.

Fábio e Flávia, Guilherme e Vanessa, agradeço as vocês de coração. E peço a DEUS que proteja vocês e seus lares, que DEUS abençoe a todos.





PRÓXIMO TIRO: MARATONA DE SÃO PAULO: 31/05/2009. ATÉ LÁ

segunda-feira, 18 de maio de 2009

TREINO DE SUBIDA E DESCIDA






Pessoal bom dia.


No domingo estive com mais dois amigos (Crezildo e Gláucio) que tiveram coragem de acordar cedo para um treino de descidas e subidas fortes.
O local foi o pico do Jaraguá, nos encontramos na padaria perto do local de treino, onde tomamos um bom café, e seguimos para o treino.
Vou falar uma coisa: "Tem que ter muita coragem, porque estava um frio de rachar e um vento gelado, contamos se muito com três pessoas treinando".
Ficamos uma meia hora ensaiando tirar os agasalhos para começar os treinos.
Quando finalmente resolvemos começar, o sol ja estava saindo e esquentando um pouquinho o local.
Descemos devagar para evitar uma contusão, conseguimos nos aquecer mais ou menos no KM 3, quase chegando no final da descida.
Fizemos a descida em 27 minutos e começamos a subir, eu não estava 100%, joguei bola no sábado, não resisti, e o pior é que depois do jogo resolveram fazer um churrasco com truco, aí ja viu né.
O Crezildo e o Gláucio me acompanharam ate o 2,5km da subida, depois fiquei para trás, mas consegui subir até que dentro do razoável.
Fizemos uma volta, total 9KM ida e volta, um treino leve, afinal ja não esta mais na hora de forçar a barra, no final de semana que vem começa as Maratonas.

Pessoal agora vai começar a época de frio, existe uma dificuldade maior para sair da cama, sair da cama para ir treinar no frio é mais complicado ainda.
Lembre-se:" Não deixe a preguiça tomar conta de você, mesmo contra o seu corpo, sim contra seu corpo, porque ele lutará para ficar na cama bem quentinho, procure levantar-se e ir a luta, porque depois você sentirá uma sensação de dever cumprido, e com certeza seu dia será maravilhoso.

Bom pessoal no próximo final de semana estarei na cidade de Porto Alegre correndo a Maratona (42KM), vou acompanhado da Cleide que correrá 10km rustico e também levarei minha mãe, presente dos dias das mães.

Abração a todos, quando voltar contarei toda a história, torçam por mim.

PRÓXIMO TIRO: MARATONA DE PORTO ALEGRE 24/05/2009. ATÉ LÁ

terça-feira, 12 de maio de 2009

TREINO NO PARQUE ECOLÓGICO DO TIETÊ



Bom dia.

Domingo estive com alguns amigos no Parque Ecológico do Tiete fazendo um treino, visando a Maratona de Porto Alegre.
Cheguei ao parque por volta das 07:30hs, o dia estava propício para uma corrida longa.
Alguns amigos chegaram atrasados e só fomos começar a corrida por volta das 08:30hs.
A equipe era formada por: Edmilson, Crezildo, Gláucio, Edmilton, Vagner, alguns fariam 2 voltas de 9km, outros como eu iriam fazer 3 voltas de 9km.
O percurso não é difícil mas tem muitas pedras e havia chovido no sábado a noite, portanto havia muito barro, o que deixava as pernas mais pesadas, e exigia mais esforço.

Começamos em um ritmo bem tranqüilo, fizemos a primeira volta sobrando, na segunda o calor ja estava mais forte, e o desgaste começou.

Mas mesmo assim completamos a 2ª volta em um tempo menor que a primeira, o nosso amigo Edmilton nos deixou na segunda, ele não tem planos de correr a maratona e não achou necessário fazer mais uma volta.

Fomos para a terceira volta, essa o calor ja estava bem acentuado, o desgastes ja era evidente, o Glaucio desta vez foi embora, fez as duas primeiras voltas nos acompanhado, se poupou, e na última volta acelerou.

Ficou eu, Crezildo e o Vagnão, fizemos bem o seis primeiros KM da última volta, mas as pernas ja estavam cansadas de tanto esforço, o Crezildo ficou um pouco para trás, ja que não havia feito nenhum tipo de treino esta semana, portanto as pernas sentiram o esforço, mas o legal é que ele completou e não sentiu nada em matéria de contusão.

Eu e o Vagner concluímos e novamente diminuímos o tempo em relação a 2ª volta.
Foi um treino muito proveitoso para todos.
Depois em virtude do grande calor, fui tomar uma bela cervejinha gelada, afinal o esforço foi grandioso.

PRÓXIMO TIRO: TREINO NO PICO DO JARAGUÁ, DIA 17/05/2009, VISANDO A MARATONA DE PORTO ALEGRE.
ATÉ LÁ

terça-feira, 5 de maio de 2009

10 KM DE SOROCABA

Bom dia a todos.

Este final de semana eu a Cleide e mais alguns amigos do SESC Pinheiros estivemos na região de Sorocaba participando da corrida de 10 KM, promovido pelo SESC.
Antes de começar a contar como foi a corrida, vou narrar a história desde sexta feira.

Acordei no feriado bem cedo por volta das 07:00hs para ir fazer um longão, mais ou menos 26km na USP, passei na padaria tomei um bom café, desta vez estava sozinho, pois a Cleide estava de plantão.
Como eu não tinha certeza se poderia entrar na USP com o carro, optei por deixá-lo no Extra da avenida Jaguaré. Eram mais ou menos 09:00hs quando deixei o carro e segui para o treino, já aproveitei e comecei a correr para aquecer, chegando na USP o guarda não deixou eu entrar, fiquei chateado mas segui em frente e fui para o parque Villas Lobos, no meio do percurso meu pé se enroscou em uma fita e foi um tombo feio, acabei machucando bem a mão direita, fiquei bem bravo, afinal levei um tombo besta, mas segui em frente.
Chegando no Parque havia tanta gente que não tinha como correr, resolvi voltar para o carro, afinal ida e volta daria mais ou menos 50 minutos, não era o que eu havia planejado, mas fazer o que.
Faltando uns 200 metros para chegar no Extra, estava correndo no contra fluxo, quando o farol de pedestre fechou para os carros e resolvi atravessar, pois não é que veio uma bicicleta por trás e acabou me atropelando, fiquei sentando em plena avenida
Jaguaré pensando: “Se eu contar isso para os amigos, ninguém irá acreditar, tem coisas que só acontecem comigo e conclui hoje não o dia para eu correr”, acabei chegando ao carro caminhado, no momento era o mais seguro a fazer.

10 KM de Sorocaba.

A corrida seria no sábado as 19:00hs, eu e Cleide fomos direto para a cidade de Tatuí buscar a minha mãe, pois ela participaria da caminhada.
Saímos de São Paulo por volta das 10:00hs, fizemos uma viagem tranqüila, a Rodovia Castelo Branco estava livre o tempo bem agradável o visual maravilhoso, foi um bom momento para conversarmos e se curtimos um pouquinho.
Chegamos no sítio onde minha as 11:40hs, minha mãe já estava toda agitada para ir a Sorocaba, tinha feito até uma macarronada com frango, só para vocês terem uma idéia de como estava curtindo o passeio que viria pela frente, a corrida seria as 19:00hs e era 11:40hs ela já estava pronta, fiquei muito feliz de vê-la assim tão motivada.
As 15:00hs já estávamos na cidade, as barracas que fariam vários exames como: flexibilidade, massagens, alongamentos, orientações nutricionais já estavam armadas.
A minha mãe e a Cleide fizeram tudo o que tinham direito, eu fiquei só tirando fotos.
As 18:00 chegaram os amigos do SESC Pinheiros, e por volta das 18:30hs começamos a fazer aquecimento e alongamento, o vento frio estava soprando forte, por isso tínhamos que sair bem aquecido para evitar lesão,.
A Largada foi as 19:00hs, a corrida seriam duas voltas de 5km em um percurso plano, sem grandes problemas.
Como estou treinando para a Maratona de Porto Alegre, procurei cadenciar o ritmo e mantê-lo até o final.
Terminei a prova com 49:43 hs, um bom tempo, sem forçar.
Mas eu estava mesmo era feliz por ver a minha mãe praticando atividade física, ela estava radiante.
A Cleide também fez uma corrida tranqüila, sem problemas.

Parabéns para o Professor Denivaldo que mais uma vez ganhou seu troféu.Parabéns também para o Crezildo que mostrou que esta completamente curado da lesão e concluiu a prova numa boa.

Parabéns a toda turma, que sempre que nos encontramos é uma grande festa.
Depois de tirarmos nossas fotos voltei ao sítio com minha mãe e a Cleide, afinal havia um belo frango com macarrão para devorarmos.

PRÓXIMO TIRO: TREINO LONGO NO PARQUE ECOLÓGICO DO TIETE, PREVISÃO DE 27KM DE PREFERENCIA SEM TOMBOS, ATÉ LÁ