segunda-feira, 25 de maio de 2009

Maratona de Porto Alegre: Uma Corrida simplismente Fantástica.


Bom dia pessoal.
Este final de semana eu, a Cleide e minha mãe Maria do Socorro estivemos na cidade de Porto Alegre para participar da corrida de 10km rústica e mais a maratona 42km.
Eu iria correr 42km a Cleide 10km e minha mãe fazer uma caminhada.
Nós saímos de São Paulo na sexta feira as 20:00hs, fomos para Indaiátuba na casa do Fábio e Flávia para passarmos a noite,o horário do voo estava previsto para as 06:55 do sábado.
Chegamos por volta da 22:00hs, a minha mãe já estava em Indaiá, aí foi conversar um pouco tomar umas cervejinhas e descansar.
Acordamos por volta das 05:00hs, tomamos um cafezinho (é isso mesmo, só um cafezinho). Fábio e o meu sobrinho Matheus nos levaram até o aeroporto, tudo muito tranqüilo, o vôo no saiu no horário, mais ou menos 1:30hs já estávamos na cidade de Porto Alegre.
Encontramos com a minha querida sobrinha Vanessa e o seu marido Guilherme, uma emoção muito forte. Só de estar alí com toda a galera ja valeu passeio, estava tudo maravilhoso, a Vanessa não sabia que eu estava levando a Vó, quando ela viu a minha mãe foi um chororô que não acabava mais, realmente foi muito emocionante.O dia foi destinado a pegar os Kits, passear e umas cervejinhas regadas a um bom bate papo.
Vou abrir um parenteses aqui em relação a Vanessa como menina do tempo: Na sexta ela disse assim para mim: "Tio traga cobertor, botas, roupas que esquentam bastante, pois esta um frio de rachar, a coisa tá feia de tanto frio". Pois bem, cheguei na cidade que parecia um esquimó, a temperatura estava em torno de 32ºC, um calor infernal, vocês imaginam como fiquei estranho, as pessoas pensavam que eu estava com a gripe suína.
Aí perguntei para Vanessa "a menina do tempo" como seria o domingo da corrida, ela disse: "Tio leva guarda-chuva porque vai chover feio, dei mais uma chance a ela, cheguei na corrida com guarda chuva, haaa!!!!!! vocês querem saber a temperatura: 40ºC, ainda bem que ela trabalha com RH, porque como menina do tempo......

Bem mas vamos para a corrida.
Acordamos no domingo por voltas das 05:00hs, a saída seria as 07:00 e as 7:15hs, tomamos um café muito gostoso que a Vani preparou, coloquei uma garrafa de caldo de cana com CATUABA, é isso mesmo CATUABA, orientação do meu personal trainer Guilherme.
A Cleide saiu primeiro, as 07:00hs, depois foi eu 07:15hs.
Comecei devagar, muita gente me passando e procurei me controlar e sempre trabalhando o psicológico para não acelerar no momento errado, no dia anterior estudei bem o mapa da corrida e conclui que a corrida seria mais psicológica do física, pois passaria três vezes na linha de chegada, você passa varias vezes no mesmo local, o que para corredor é bem complicado.
Ela não tem subida e nem descida, corremos sempre acelerado, chega uma hora que fica entendiante, por isso a cabeça é tudo.
Cheguei no 21km com duas horas cravados e me sentindo super bem, as pernas estava com dores, mas aquelas normais de corrida, o único problema estava sendo o sol estava muito calor.
Tinha como meta fazer a corrida em menos de 4 horas, mas na passagem dos 21 imaginei que não daria, cheguei com 2 horas, mas era difícil mantes este ritmo, estava muito calor e os outros 21 consistiam de um vai e volta, o que quebra o psicológico, vocês imaginam depois de correr 21km, seguir uma reta de 11km e sabendo que terá que voltar tudo de novo com um sol super forte batendo na sua cabeça, não é fácil.
Cheguei no km 30 com 2:50hs, haviam muitas pessoas quebrando, este foi o km onde muitas pessoas não suportaram e pararam, procurei ficar focado e seguir um conselho que o meu amigo Felix me disse: "Procure cuidar da postura e respirar profundamente e focar a corrida", seguindo estas dicas, consegui chegar até o 35km bem. Mas o sol batendo no rosto tava complicado, se bem que em matéria de hidratação, não deixaram nada a desejar, muito bem organizada, e fora isso estava com minha garrafa de Catuaba quase no fim, quase que dou uma parada no bar para enche-la, a danada tava gostosa.
A partir dos 36km a coisa ficou brava de vez, as pernas já não estavam obedecendo, afinal o desgaste era imenso, mas novamente conversei comigo, dizendo: "Vamos cara, lembrei das pessoas que me ligaram me dando a maior força, visualizei o meus amigos que tenho certeza estavam pensando em mim naquele momento e me mandando energia que tenho certeza me ajudou muito, quando eu arrumava a minha postura, levantava a cabeça e seguia em frete eram as pessoas que torcem por mim mandando energia positiva, e aproveito deixo aqui o MUITO OBRIGADO DE CORAÇÃO.
Faltando uns 500 metros para o final, ouço o grito do Guilherme me incentivando, o que foi muito legal, me deu aquela levantada, achei até que ele estava com uma garrafa de Catuaba, seu eu tomasse mais uma golada passava direto pela linha de chegada, ainda bem que não tinha exame antidoping, se não eu já era.
Um pouco antes da linha de chegada estavam a minha mãe a Cleide e a menina do tempo Vanessa, foi simplesmente LINDO. Cheguei com o tempo de 4:07hs, meu melhor tempo de Maratona.

ESTA CORRIDA EU DEDICO AO MEU QUERIDO CUNHADO DÍDIMO, ESTA EM PLENA RECUPERAÇÃO E TENHO CERTEZA QUE O ANO VEM ESTAREMOS JUNTOS.Gostaria de dar os parabéns a Cleide que fez o seu melhor 10km, 53 minutos, eu só não entendi uma coisa: As pessoas que estavam na linha de chegada disseram que quando ela passou na linha começou a gritar: "A Lú a Fátima e Edson e o Rodrigo ja eram", não sei o que ela quis dizer, deve ser algum grito de guerra, hehehehe.


Parabéns para a minha mãe Socorro que mais uma vez fez uma bela caminha e sempre numa alegria contagiante.


Gostaria de agradecer em especial a dois casais, sem os quais não seria possível fazer esta maratona e estar curtindo uns dos momentos mais felizes da minha vida.

Fábio e Flávia, Guilherme e Vanessa, agradeço as vocês de coração. E peço a DEUS que proteja vocês e seus lares, que DEUS abençoe a todos.





PRÓXIMO TIRO: MARATONA DE SÃO PAULO: 31/05/2009. ATÉ LÁ

2 comentários:

Unknown disse...

meus parabens a todos voceis voceis sao um grande exemplo parabens

Hideaki disse...

Fala Edmilson! Aqui é o Carlos (Hideaki). Fomos pra Curitiba com a Equipe Tavares (sou o sãopaulino). Tá fazendo várias maratonas, hein? Também estive em PoA e vou pra maratona de SP. Não lembro se já te passei este site, mas dá uma olhada lá. Neste sábado, nós fizemos o primeiro encontro dos Marathon Maniacs brasileiros e estamos fazendo campanha pra aumentar a turma. Nos vemos domingo!!
Abraço!!